Cinema de graça no Museu de Astronomia


No próximo sábado, 9 de abril, o MAST exibe o filme “Contágio”. Oficina Cozinhando com a Ciência e Observação do Céu são outros destaques da programação deste fim de semana. Todas as atividades são gratuitas.

O filme Contágio, de 2011, é a atração do próximo sábado, 9 de abril, na Mostra Cine Ciência, promovida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). Após a exibição, haverá um debate com especialistas nos moldes dos que acontecem em cineclubes de ficção científica. A entrada é franca e o evento começa às 16h. O Museu fica na Rua General Bruce, 586, São Cristóvão - RJ.

Dirigido por Steven Soderbergh, de “Onze homens e um segredo”, o longa-metragem se desenrola a partir do surgimento de uma epidemia global, causada por um vírus letal que se espalha rapidamente. Uma equipe de médicos investiga a natureza da doença, enquanto a sociedade começa a entrar em colapso. No elenco, estrelas como Matt Damon, Jude Law, Kate Winslet e Gwyneth Paltrow.

A programação de final de semana no Museu não pára por aí. Ainda no sábado, os visitantes estão convidados a observar o céu. A partir das 17h30, é possível conhecer galáxias, estrelas e planetas através de grandes telescópios e lunetas. Um monitor especializado conduz a observação e esclarece dúvidas. Mais cedo, às 15h, será realizada a oficina “Cozinhando com a Ciência”. Durante a preparação de bolos, doces e outras receitas culinárias, crianças aprendem sobre os processos químicos, físicos e biológicos envolvidos na atividade. Também conhecem as propriedades de diferentes ingredientes e as transformações que sofrem durante o preparo e consumo dos alimentos, desde interações nanoscópicas entre moléculas, até os efeitos no nosso organismo. Nesta edição, os participantes vão colocar a “mão na massa” e aprender a preparar Biscoitos de Microondas em apenas dois minutos. 

No domingo, 10 de abril, os visitantes do Museu de Astronomia terão a oportunidade de conhecer o conjunto arquitetônico histórico, o Sistema Solar em Escala, as cúpulas de observação celeste e a coleção de instrumentos científicos do MAST em uma visita orientada por mediadores. Acontecem três sessões, às 15h, 16h e 17h. Todas as atividades são gratuitas. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Artigo de opinião: Informação em tempo da Covid-19

Secretário da SBPC-RJ fala sobre o cenário científico e educacional do país

Indicação de artigo: Ciência, Senso Comum e Revoluções Científicas: Ressonâncias e Paradoxos

Noite desta sexta-feira terá chuva de meteoros